Social Icons

Qual o significado do nome dos planetas do Sistema Solar

Se andam no céu,só podem ser deuses


Há cinco milênios, quando os sumérios que habitavam a Mesopotámia (o Iraque de hoje)

olhavam o céu, notavam que cinco estrelas se moviam, enquanto todas as outras pareciam paradas.

"Eram os planetas visíveis. Mas foram tomados por deuses", conta Walmir Cardoso, presidente da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia, em São Paulo.
Ganharam, as¬sim, nomes de divindades. que mais tarde foram adaptados para as mitologias grega e romana


Plutão -Infernal
O nome do deus grego dos mortos e do fogo, sem similar romano, foi adotado por iniciativa da estudante inglesa Venetia Bumey. Em 1930, aos 11 anos, ela enviou a sugestão aos pesquisadores — por pura intromissão infantil —, salvando o nono planeta de se chamar Percival. Isso era o que pretendia a mulher de Fercival Lowell, o astrónomo que, quinze anos antes, havia previsto a existência de Plutão nos confins do Sistema Solar.


Netuno - Tudo azul - Sem querer, o astrónomo francês Urbain Jean Joseph le Verrier, que descobriu este astro em 1846, escolheu o apropriadissimo nome de Netuno, o deus romano das águas e dos mares, Poseidon para os gregos. Na época, ele nem imaginava que a atmosfera do planeta era azulada. Le Verrier, depois. quis chamar Netuno pelo seu próprio nome, mas a comunidade cientifica rejeitou o plano narcisista.

Urano -Maninho Os antigos não conheciam este planeta, que só foi notado em 1781, depois que os telescópios começaram a ser usados. Se Cronos (Saturno) era o pai de Zeus Uúpiter), a lógica mandava que o próximo planeta fosse seu avó, Urano, que não tem correspondente romano. Esse deus era o céu personificado,irmão de Gaia, a Terra.


Saturno -Quase parando Saturno, Cronos para os gregos, é o pai de Júpiter. Deus do tempo, reinou entre todas as divindades até ser destronado pelo filho. O senhor das horas e dos dias foi associado à luz que mais lentamente andava pelo firmamento.Tão devagar que só os observadores mais pacientes podiam notar seu movimento






Júpiter -Altivo Ele brilha muito e se move lentamente porque sua órbita é
bem distante do Sol. Os gregos relacionaram o comportamento soberano ao maior dos deuses, Zeus, o Júpiter dos romanos





Marte -Militar Esta luz vermelha, cor de sangue, mereceu o nome da divindade grega da guerra, Ares — Marte para os romanos. O mesmo deus regia o mês de março, em Roma, quando eram realizadas cerimonias para pedir sorte nas campanhas militares do império.




Terra -Aqui mesmo Os antigos nem suspeitavam que a Terra fosse um planeta. Corno supor que ela tivesse algo a ver com aquelas luzes se mexendo no céu? Para eles, era o centro fixo do Universo:o chão, a terra.



Urano -Miss Universo Nenhuma estrela ou planeta brilha tanto no firmamento. Nada mais justo que recebesse o nome da deusa romana da beleza, Vênus, a Afrodite dos gregos.




Mercurio - Apressadinho Com a menor órbita entre todos os planetas do Sistema Solar, este é o que cone mais rápido no céu. Por isso, recebeu o nome do mensageiro dos deuses —Hermes, para os gregos, e Mercúrio, para os romanos

0 comentários:

Postar um comentário

agradecemos seus comentários

 

Sample text

Sample Text

 
Blogger Templates