Social Icons

a busca de seres em outros planetas

Sobre a hipótese de vida em outros planetas só existe uma pergunta:
Nós estamos sozinhos?
 

a busca de seres vivos em outros planetas e a empreitada mais interessantes em que sonha os seres humanos. A ciência e a tecnologia têm agora as ferramentas necessárias para responder a esta pergunta.

considerarem a terra como o unico mundo habitado no espaço infinito é tão absurdo como pensar que todo o campo, onde o trigo é semeado crescerá apenas uma planta. A afirmação acima não vem de hoje, qualquer cientista, ou mesmo de alguém do nosso século.É de Metrodoro, um filósofo Grego que viveu no século IV AC.

No entanto, pensar que há vida em outros planetas é nada mais do que uma mera questão de fé. apoiada tanto quanto os argumentos filosóficos Metrodoro. Achar que estamos sozinhos no universo é uma idéia que é um absurdo para a maioria dos cientistas. mas isso não implica que pode ser verdade.

Em 1966, o astrofísico russo Josel Shklovskii  e o estudante Carl Sagan pesquisando esse assundo  formularam o princípio de mediocridade do planeta Terrar,a terra não tem nada de especial, então, se há vida aqui é muito provável que também exista em outros lugares

velhas questões
O interesse científico sobre vida no universo tem sido latente ao longo da história: na Grécia Antiga, Demócrito e Leucipo eram a favor de sua existência. enquanto Platão e Aristóteles estavam no campo dos céticos. No entanto, o problema foi meio deixado em um canto esquecido por muitos anos.

Na verdade, salvo a hipótese da panspermia que defende que a vida viaja no espaço e está plantando a semente de planeta em planeta.
Só em 1865 foi retomado o tema por Richter e  pelo sueco Svante Arrhenius

Mas depois da descoberda de  canais em Marte, minuciosamente descrito no final do século XIX, pelo astrônomo Percival Lowell. planetologia fundador. ficou  ecoando na mente de muitos.

Durante as décadas  os biólogos tinham levantado dúvidas sobre a origem da vida. O primeiro a oferecer uma resposta séria e detalhada foi o bioquímico russo Alexandre I. Oparin em 1924. mas suas obras só foram conhecidas no mundo ocidental até 1938. Então o eminente geneticista britânico  J. B. S. 1 Haldane propôs uma explicação semelhante, sem conhecer o trabalho de Oparin.

Mas nos anos cinquenta, tudo mudou. Em 1953, um estudante chamado Stanley Miller propôs ao seu diretor. Harold Urey. realizar um experimento para testar a idéia que ele tinha ouvido falar em uma conferência sobre a possível composição da atmosfera primitiva da Terra : uma mistura de metano, amônia. água e hidrogênio. Urey relutantemente deu-lhe permissão.

Miller conseguiu sintetizar aminoácidos, os blocos básicos da vida,  que ele acreditava que eram as condições em que a Terra tinha quando era jovem. A surpresa dos dois era enorme e, desde então
 o experimento de Miller-Urey significou o início da exploração experimental dei origem da vida.

COMO NO ESPAÇO
Naquele mesmo ano, houve um grande avanço, voltando-se para revelar o segredo da vida: a estrutura física do DNA por Watson e Crick. Mas ainda ninguém se atreveu a falar sobre a vida no espaço. Somente em 1954, um biólogo da Universidade de Harvard,  George Wald. explicitamente mencionada a possibilidade de que em um universo tão grande poderia ter outros planetas com vida e Haldane disse que a chegada da Era Espacial permitiria esclarecer se houve algum tipo de astroplancton na poeira lunar e assim verificar a panspermia.

Em 19S5 o renomado astrônomo Otto Struve chegou a considerar que a astrobiologia palavra que era usada para descrever qualquer esforço para o estudo da vida fora da Terra. No entanto, abandonou , porque havia grandes lacunas científica que não permitia falar sobre uma nova disciplina.

A chegada da era espacial iria mudar drasticamente a paisagem. Mesmo uma prestigiada revista científica ure publicou artigos dos físicos  G. Cocconi e P. Morrison propondo uma hipotética estratégia de pesquisa de civilizações extraterrestres. A última frase do artigo  foi a intenção de definir que uma nova era estava por vir: " Se não procuramos, a probabilidade de encontrá-la será zero"


DISCIPLINA INICIA
Em 1960, o expecialista em genética bacteriana e Prêmio Nobel de medicina Joshua Lederberg  cunhou o termo exobiologia e propôs um ambicioso programa de pesquisas. Foi ele e Melvin Calvin, Prêmio Nobel de Química por seus estudos sobre a fotossíntese. Salvador Luria, Prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho com vírus e um outro cientista desconhecido  chamado Carl Sagan que deram um importante impulso a essa disciplina emergente.


Muitos cientistas decidiram juntar-se à aventura ". Nós estamos testemunhando o começo de uma nova ciência que ocupa uma posição fronteiriça entre a astrofísica, biologia, engenharia e até mesmo da sociologia", disse o astrofísico Josif Shklovskii em seu discurso inaugural, o primeiro congresso Soviética Observator de civilizações extraterrestres, realizada em Byurakan, a Arménia, em 1964.

Mas ainda tinha que ganhar o respeito de seus colegas, muitos deles relutaram em aceitar tal visão. O biólogo evolucionário George Gaylord Simpson criticou o que ele considerava simples barulho dizendo que ainda tinha que demonstrar que o campo existiu. Astrobiologia era. e continua a ser para muitos, uma ciência sem objeto de estudo. Para isso. .

O primeiro passo para responder à questão de saber se existe vida em outros lugares do universo foi para resolver o problema da origem da vida na Terra. Com dcscobrimento que o DNA era o principal material genético, o trabalho pioneiro de Oparin e Haldane teve de ser revisto. O DNA foi a unidade genética original? Impossível, argumentou Crick em 1968. DNA precisa de certas proteínas.que não  se existia na época da origem da vida. como poderia? Crick sugeriu que a molécula original da verdadeira vida era RNA. além de ser capaz de conter a informação genética pode funcionar como uma enzima e, assim, promover a sua própria auto-replicação. Neste momento hipotético na evolução da vida na Terra é chamada de RNA

No entanto, outros cientistas, pensaram que a primeira coisa que surgiu foi não foi o material genético, mas um outro elemento essencial: o metabolismo.


Planeta Vermelho. Branco e azul.

Marte sempre foi um deserto vermelho. No passado, continham muita água em sua superfície e pode até mesmo ter um grande oceano. Ali surgiu a vida?

0 comentários:

Postar um comentário

agradecemos seus comentários

 

Sample text

Sample Text

 
Blogger Templates