Social Icons

O vírus é animal, vegetal ou mineral?

Existem vírus condenados a laboratórios de bio segurança 4. O número significa periculosidade máxima. Ali podem ser encontrados o Ebola, o Junin, o Lassa, o Machupo, o Guanarito, o Marburg, o Sabiá e o Morbillivirus. São letais e facilmente transmissíveis. Ficaram conhecidos como supervírus - o que talvez seja injustiça. "Um reles vírus de gripe também é super, sob certo aspecto", diz o infectologista André Vilela Loma, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. "Ele pode ameaçar toda a complexidade de organismo humano, apesar de ter a mais rudimentar das estruturas."

Vírus não passam de um novelo de DNA ou de RNA (substâncias de que são feitos os genes) embrulhado na capa de proteína. Alguns, aliás, são nus e nem sequer têm capa. Tão simples, mas a ciência não consegue defini-los - seriam mortos-vivos? Bem, vivos, eles não são. Quem vive precisa de energia (por isso comemos e respiramos) - mas eles não. Podem Ficar em seu canto, eternamente, desde que estejam em um ambiente adequado. Também não produzem nem excretam substâncias, o que é outra característica de quem vive. No entanto, se não são vivos, também não são mortos, pois contêm material genético para se reproduzir. Cormo a reprodução é uma prerrogativa dos vivos, os vírus são uma questão que a ciência não explica.

Para se multiplicar, eles invadem o organismo de animais ou plantas. À medida que usam a célula, os micros criminosos as destroem. São causadores de seis em cada dez doenças. "Os mecanismos de reprodução variam", conta a virologista Teresa Sugahara, do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. "Alguns, como o da gripe, contêm DNA e tomam posse do nucleo celular. Outros, os retrovírus (o da Aids entre eles), são moléculas de RNA que se transformam em DNA depois de infectarem a célula. Há, ainda, vírus de RNA, do tipo do Ebola, que agem fora do núcleo, diretamente na linha de produção das proteínas."

ebola1 ebola2

1 comentários:

agradecemos seus comentários

 

Sample text

Sample Text

 
Blogger Templates