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Só podia da errado


COCA-COLA COM GOSTO DE PEPSI


Produto: New Coke
O que era: substituta da Coca-Cola
Duração: Abril a Junho de 1985
IDÉIA:
 A poderosa Coca-Cola via seu reinado no mercado de refrigerantes ameaçado pela Pepsi, então "o sabor da nova geração". Para contra-atacar, decidiu criar um sabor parecido com o da concorrente. Até aí tudo bem. Mas então baixou o Fernando Vanucci nos executivos, que pensaram: "é hora da gente mudar... ou mudar de vez". Além de lançar a nova Coca-Cola, retiraram o sabor antigo das prateleiras.
RESULTADO:
 Os consumidores execraram a New Coke — tanto que a Pepsi virou líder sem aumentar as vendas. Até Fidel Castro, fã da Coca tradicional, considerou a troca de fórmula um sinal da decadência do capitalismo. Em 3 meses, o sabor antigo estava de volta com um novo nome, Classic Coke.
PREJUÍZO:
us$ 1 bilhão.








FEIURA SOBRE RODAS


Produto: Ford Edsel
O que era: Carro do futuro
Duração: 1957- 1960
IDÉIA:
Dona do mercado de automóveis, a Ford concluiu que, para promover seu novo carro, bastava criar expectativa com anúncios que não mostravam o veículo. Os cartazes anunciavam apenas que "O Edsel está chegando".
RESULTADO:
 "Um trator chupando limão." "Um vaso sanitário." "Uma vagina com dentes." Essas foram algumas das reações ao peculiar design da dianteira do Edsel - se eles tivessem mostrado o carro a pelo menos um consumidor, talvez tivessem evitado esse problema. Ah, os americanos também acharam o nome esquisito - e pior que era homenagem ao filho do fundador da empresa, Edsel Ford. O carro que deveria vender 200 mil por ano saiu de linha em 1960 vendendo 2.800 unidades.


PREJUÍZO:
US$ 2,25 bilhões.






COMPLEXO DE VIRA-LATA




Produto: Pets.com
o que era: uma pet shop online
duração: 1999 - 2000
IDEIA:
 Durante a bolha da internet, empresa iniciantes sugavam milhões de investidores apenas com a expectativa do quanto poderiam render um dia. Entre essas, a Pets.com se destacou pela estratégia de torrar toda a grana que conseguiu em anuncios estrelados pelo mascote do site, um cachorrinho feito de fantoche de meia. Se ficase conhecida logo, os lucros viriam e com eles, a infraestrutura seria construida.
RESULTADO:
 Além de não ter diferencial (vendia a mesma coisa que a pet da esquina pelo mesmo preço), os gastos absurdos com publicidade fazia  com que o site perdesse US$ 4 para cada um que ganhava. Pior: ninguém acessava o site para comprar produtos para animais. O único sucesso de vendas era o fantoche de cachorrinho. Em um ano, o Pets.com fechou.


PREJUÍZO
USS 300 milhões.




O SONHO ACABOU


PRODUTO: Let it Be
O QUE ERA: DISCO E FILME DOS BEATLES
DURAÇÃO: 1969
IDÉIA:
 Em 1969, após 5 anos exercendo a função de maior banda do mundo, o clima entre os Beatles já não era tão bom. Foi então que Paul McCartney convenceu os outros 3 de que um disco básico, "gravado ao vivo", seria a melhor terapia de grupo. Para saciar a curiosidade dos fãs, todo o processo criativo seria registrado em filme. O nome do projeto inspirava: GetBack.
RESULTADO
O estúdio virou uma panela de pressão. Ao invés de impedir, o projeto acelerou o fim dos Beatles — que ao menos se reuniram no mesmo ano para gravar um adeus decente, o excelente Abbey Road. O resultado daquelas sessões, o disco Let it Be, apareceu só em 1970, após o fim da banda, junto com um documentário que registrava toda a tensão entre os 4 ex-amigos.


PREJUÍZO: Incalculável.



SEM FUMAÇA E SEM NOÇÃO

PRODUTO: PREMIER E ECLIPSE 
O QUE ERA: CIGARROS SEM FUMAÇA 
DURAÇÃO: 1988 E 1996

IDÉIA :Para driblar as preocupações crescentes com o fumo passivo, a RJ Reynolds (fabricante das marcas Camel e Winston) criou um cigarro que não soltava fumaça.

RESULTADO: O primeiro modelo, Premier, além de precisar de muito fogo para ser aceso e muito fôlego para ser tragado, tinha um gosto horrível. Sua reencarnação, o Eclipse, tinha um filtro de carvão embutido dentro do cigarro, o que tornava o gosto ainda pior. Ambos prometiam ser mais "limpos", ou seja, mais saudáveis, o que simplesmente não era verdade. Mas o que ninguém entende é: por que fazer (duas vezes!) um cigarro para quem não gosta da fumaça? Esse público, apropriadamente conhecido como não-fumante, não costuma comprar cigarro.

PREJUÍZO US$ 450 milhões.






KEN SAIU DO ARMÁRIO


PRODUTO: EARRING MAGIC KEN 
O QUE ERA: BONECO DA MATTEL 
DURAÇÃO 1993

IDEIA: Preocupada com a falta de carisma do boneco Ken, sua fabricante foi saber das jovens consumidoras se Barbie precisava de um novo eterno namorado. O veredicto: Ken podia ficar, mas tinha que ser mais cool. Mas o que é cool? Em 1993, para a Mattel era um Ken com pele bronzeada, cabelo oxigenado, blusa de redinha, colete de couro roxo, brinco na orelha direita e um colar de argola.

RESULTADO: Meninas e seus pais não entenderam a renovação de visual. Ou melhor, entenderam perfeitamente: o novo Ken foi considerado a coisa mais gay a leste de Sao Francisco. A Mattel cancelou a produção e recolheu todos os que conseguiu, sem nunca deixar claro se o visual de Ken havia sido intencionalmente gay ou não.
PREJUiZO US$ 50 milhões.




ESCRITORIO SEM MESAS

PRODUTO: ESCRITORIO VIRTUAL

O QUE ERA: CONCEITO DE DECORAÇÃO
DURAÇÃO: 1993 - 1995

IDÉIA Jay Chiat sabia que sua agência de publicidade, a lendária Chiat\Day, precisava de uma repaginada para atrair novamente a atenção do mercado. Amante do minimalismo, ele concluiu que o melhor era jogar toda a mobília fora, criando um ambiente aberto, onde os grupos de reuniriam como em um campus de universidade. Na Chiat\Day, ninguém mais tinha mesa, cadeira ou lugar fixo, e toda manhã era preciso retirar um celular e um notebook na entrada.

RESULTADO Caos. Faltavam telefones e computadores, ninguém conseguia saber onde o outro estava e as salas de reunião, as únicas mobiliadas, eram disputadas literalmente a gritos. Houve um motim na sede de Los Angeles, a agência virou piada, e Chiat se viu forçado a vendê-la e se aposentar.

PREJUÍZO US$ 200 milhões.





PIOR ATAQUE DO MUNDO


PRODUTO: SÁVIO,ROMÁRIO E EDMUNDO
O QUE ERA: ATAQUE DO FLAMENGO
DURAÇÃO: JULHO A NOVEMBRO DE 1995


IDÉIA No ano do Centenário do Flamengo, o presidente marqueteiro Kléber Leite presenteou a maior torcida do Brasil com um ataque dos sonhos: Sávio e Edmundo pelas pontas e Romário de centro-avante.

RESULTADO os primeiros amistosos, uma excursão caça-níqueis pela Ásia, pareciam promissores. Mas aí chegou o Brasileirão de 1995 e ficou claro que, além de chiliquentos e improdutivos, os astros paralisavam a equipe: nos 12 jogos em que o Flamengo jogou com "o melhor ataque do mundo", o trio marcou 1O gol: o resto do time, só um (de Djair em um l x l com o Vasco). O rubro-negro foi o 21° colocado de 24 participante , com aproveitamento de 34%, hoje garantia de rebaixamento. Só Romário ficou para temporada de 1996.

PREJUÍZO Gozação eterna dos rivais.




TRADIÇÃO FAMILIAR E IMPROPRIEADES


PRODUTO: WHO'S YOU DADDY
O QUE ERA: REALITY SHOW DA FOX
DURAÇÃO: 2 DE JANEIRO DE 2005


IDÉIA No começo do século 21, as emissoras de TV vinham inventando reality shows cada vez mais ousados, de gincanas na selva e confinamentos consentidos passou-se a tortura voluntária e buscas por esposas e maridos. Até que alguém na Fox, a emissora de maior audiência dos EUA, decidiu chutar o balde com Show's YourDaddy?, em que uma moça adotada (e gostosa, claro) ganharia US$ 100 mil se adivinhasse qual entre 8 homens era o seu pai biológico. Se ela errasse, era o impostor que levava o prêmio, e ela, só o pai.
RESULTADO A Fox virou sinônimo de baixaria e, fato único na historia da emissora até hoje, cancelou o programa após a exibição de apenas um episodio.
PREJUÍZO US$ 150 milhões em anuncios cancelados.

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