O combustível mais abundante que existe está nos mares.
É o hidrogênio, que, com o oxigênio, forma a molécula de
água. Veja como ele poderá mover os carros do futuro.
É o hidrogênio, que, com o oxigênio, forma a molécula de
água. Veja como ele poderá mover os carros do futuro.
Em forma gasosa, o hidrogênio é o combustível perfeito. Ele pode ser extraido facilmente
de uma fonte inesgotável (os oceanos), libera muita energia ao reagir com o oxigênio e não polui, pois o único resíduo da reação é a própria água.
de uma fonte inesgotável (os oceanos), libera muita energia ao reagir com o oxigênio e não polui, pois o único resíduo da reação é a própria água.
Seria perfeito se não fosse um detalhe. Não dá para usar em canos porque é difícil de armazenar com segurança: ao menor contato com o ar ele explode.
Mas, agora, pesquisadores brasileiros e franceses descobriram uma solução: estocar o gás entre os átomos de um metal sólido, usando-o como "tanque de combustível" (veja o infognIfico). Para colocar essa
idéia sobre rodas, a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro associou-se à empresa francesa Renault.
idéia sobre rodas, a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro associou-se à empresa francesa Renault.
Eles estão testando uma liga metálica especialíssima e secreta.
"Nosso desafio é guardar cada vez mais hidrogênio em quantidade ca-
da vez menor de metal", explica o engenheiro Paulo Emílio de Miranda, coordenador da pesquisa. "E estamos avançando."
da vez menor de metal", explica o engenheiro Paulo Emílio de Miranda, coordenador da pesquisa. "E estamos avançando."
Fim da fumaça preta
Para usar o hidrogênio com segurança, os pesquisadores
o encerram entre os átomos de uma barra metálica.
Para usar o hidrogênio com segurança, os pesquisadores
o encerram entre os átomos de uma barra metálica.
Super-resfriamento
A liga de metal liquido, esquentada à temperatura
de 1 000 graus Celsius, cai sobre uma roda de cobre e é resfriada à incrível velocidade de 1 milhão de graus por segundo. Você vai ver adiante por que isso é importante.
Estocado num bloco
Ao esfriar, a liga sai do aparelho em tiras que, em seguida, podem ser moldadas na forma de um bloco compacto. Ele servirá como tanque de combustível para o hidrogênio.
Agora vem a parte mais interessante. A liga, como se fosse uma esponja, absorve o hidrogénio gasoso, injetado sob altíssima pressão.
Espaços ocupados
O resfriamento, por ser ultra-rápido, deixa o metal cheio de buracos microscópicos. Ai o gás se instala. Os vazios entre os átomos da liga não existem em um metal convencional
CORRENTE ELETRICA
Força elétrica
No gerador, o gás do tanque combina-se
com o oxigênio do ar, numa reação que
gera água e grande quantidade de eletricidade.
E ela que faz o motor girar e põe o carro
em movimento.
AGUA
Tanque quente
No carro, já com o reservatório instalado, quando o motorista gira a chave, a bateria esquenta o tanque a 30 graus Ceisius.
O calor expulsa o hidrogénio do metal, empurrando-o até um gerador, onde sua força é aproveitada.
Água na descarga
A reação deixa apenas um resíduo inofensivo e limpo:
a água formada pela união dos dois gases.
Nada de fumaça preta no cano de escapamento.
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